fbpx

Carregando...

Perfil do condutor: como analisar o melhor para a sua frota?

lumma-frotas-perfil-condutor-.jpg

Perfil do condutor: Uma das dificuldades mais comuns entre os gestores de frotas é como definir um perfil de condutor ideal para o negócio e como fazer o seu monitoramento correto.

Desde já, essa preocupação sobre o perfil do condutor, tem motivo: segundo pesquisa realizada pela Seguradora Líder, em 2019, os acidentes de trânsito matam mais do que crimes violentos em nove estados do Brasil.

As empresas buscam profissionais com perfil de condutor que entendam as necessidades do negócio, mas que, ao mesmo tempo, sejam responsáveis no trânsito. Isso porque elas entendem que o cuidado no trânsito faz parte da sua responsabilidade civil e social. Uma boa definição de perfil de condutor, também, contribui para o melhor desempenho da sua logística.
Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e saiba como analisar e determinar o perfil do condutor para a sua frota!

Análise da Carteira de Habilitação

O primeiro passo para acertar o perfil do condutor e construir um time de logística de alta performance, é primordial que seja incluso no processo seletivo a prática de análise da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É feito um estudo do histórico público desse condutor. A partir disso, o gestor consegue validar como é o comportamento desse profissional na direção. Para tanto são usados alguns parâmetros nessa análise, tais como:

  • tempo de emissão da carteira;
  • se o profissional está habilitado para a categoria exigida;
  • se há multas na CNH e quais tipos se enquadram.

Ainda mais, é essencial submeter os candidatos a exames toxicológicos e psicológicos. Com eles, é possível validar, de forma mais certeira, como é o perfil comportamental desse profissional do dia a dia. Traços de impulsividade ou irresponsabilidade podem ser mapeados com essas técnicas, caso estejam da personalidade do condutor.

Política para a Gestão de Frotas

Para definir o melhor perfil de condutor, é preciso ter a sua política de gestão de frotas consolidada. É a partir dela que os gestores poderão desenvolver o tipo de persona ideal para ocupar a posição de motorista na sua empresa. Por isso, reserve um tempo para realizar a redação da política, submetê-la às ressalvadas dos departamentos de interface, como o de Recursos Humanos, e revisar o conteúdo.

Apesar disso, garanta que ele esteja em uma linguagem simples e objetiva e que seja divulgado nos canais de comunicação mais adequados.
A sua política de gestão de frotas deve constar todas as informações pertinentes para o uso dos veículos, ou seja, deve definir claramente quais são as responsabilidades da empresa e dos colaboradores.

Além disso, ela deve abordar, também, tópicos referentes à manutenção, infrações e multas, sinistro, furtos e roubos, e desativação do automóvel. É importante que a cultura da empresa esteja bem clara em toda a construção da política.

Tipos de perfis de condutor

As avaliações psicológicas voltadas para a direção apresentam os perfis comportamentais de cada profissional enquanto motoristas. Segundo estudo realizado, é imprescindível que o candidato faça o teste psicológico, uma vez que o carro pode ser usado como uma arma: a direção perigosa coloca em risco, não somente o condutor, mas outros usuários da pista, como motoristas, motociclistas e pedestres. Atualmente, existem oito tipos principais que são mapeados nesses testes.

1. Inseguro

Esse perfil é aquele que hesita sempre, seja em um cruzamento, ao sair da marginal e entrar no anel rodoviário etc. É aquele motorista que tem medo do trânsito e, exatamente, por isso pode acabar ocasionando algum acidente.

2. Hostil

Discussões e brigas no trânsito, o perfil hostil está sempre impaciente e arrumando esses tipos de problemas na direção. Ele é intolerante e se irrita muito fácil.

3. Agressivo

A princípio, o motorista agressivo é marcado por ações inconsequentes ao volante: Ainda mais, ele costuma gostar de andar em alta velocidade e fazer manobras arriscadas. Como ele não mede as consequências das suas atitudes, imprudência e infrações são recorrentes.

4. Calmo

O calmo tem uma direção mais devagar, não gosta de assumir riscos e evita uma briga no trânsito a qualquer custo. É um perfil que não se incomoda com um fluxo mais pesado de carros na rua e não se estressa em um engarrafamento.

5. Responsável

Esse tipo de condutor tem segurança na direção, mas respeita toda a legislação. Além disso, é um perfil que, também, evita discussões desnecessárias no trânsito. Ele costuma ser gentil e é o exemplo da ideia de que um bom motorista deve dirigir para si e para os outros.

6. Eufórico

O condutor com o perfil eufórico é aquele que não tem muito controle sobre as suas emoções. Então, caso ocorra alguma situação negativa no seu dia, ele tem a tendência de descontar a sua raiva ou frustração no trânsito. Assim, ele pode colocar-se em risco, além de outras pessoas que nada têm a ver com seus problemas pessoais.

7. Egoísta

Primeiramente, o egoísta é um perfil que acredita que a via é dele, ou seja, não costuma praticar a gentileza no trânsito. Isso pode acontecer por uma falta excessiva de atenção ou intencionalmente. Por exemplo, há motoristas que não têm o hábito de olharem os retrovisores, por exemplo, e acabarem fechando outros carros. Esse é um exemplo de perfil egoísta.

Definindo o melhor para a sua empresa

A princípio, para que você possa desenvolver critérios para definir qual o melhor perfil de condutor, para o seu negócio é preciso entender, primeiramente, o propósito da sua empresa. Além disso, deve-se avaliar quais riscos cada tipo de motorista pode trazer à sua organização.

Em outras palavras, se você tem uma empresa que trabalha com transporte escolar, o ideal é que o motorista tenha um perfil mais calmo e responsável, não é mesmo?

Do mesmo modo, avalie quem é o seu público-alvo, qual o tipo de carro o motorista vai conduzir e quais o custo-benefício. Somente dessa forma é possível definir qual o mais ideal para a sua empresa. Independentemente do que seja definido, é importante investir em treinamentos para os condutores da sua empresa, tais como:

  • direção responsável;
  • condução eficiente;
  • ética profissional;
  • cuidados mecânicos;
  • política de uso da frota da empresa.

Conclusão

Primeiramente, o perfil do condutor é muito importante para que a sua empresa consiga atingir as suas metas de logística ao mesmo tempo em que oferece à sociedade segurança, não colocando em risco a vida de outros motoristas, motociclistas e pedestres.

Seja como forÉ importante contar com uma empresa especializada em gestão de frotas, Seja como for, para poder orientá-lo na definição de motoristas para o seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Antes de tudo, compartilhar este texto nas suas redes sociais!

Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00

LGPD – Direito do Titular

Sobre nós

Lumma Despachante, 25 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço

Mostrar Aviso