Carregando...

lumma-despachante-placa-mercosul-brasil.jpg

Modelo tem 450 milhões de combinações e pode valer por mais de 100 anos, segundo projeção do governo

A nova Placa de Identificação Veicular (PIV) com o padrão Mercosul já está disponível em todos os Estados brasileiros e também no Distrito Federal. A informação foi dada pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Nesta primeira etapa, a nova placa passa a ser obrigatória nos seguintes casos: primeiro emplacamento de automóveis novos; para proprietários de veículos que já tem a placa antiga (placa cinza) mas precisam alterar o município ou estado; se houver necessidade de uma nova placa por motivo de roubo, furto, dano ou extravio.

O governo federal não estabeleceu preço único para a nova placa. Cabe aos Detrans estaduais e do Distrito Federal credenciar empresas capacitadas para estampar e para vender ao consumidor final. Segundo o Serpro, 5 milhões de veículos já usam a nova placa Mercosul.

O diferencial da nova placa em relação ao modelo cinza atualmente utilizado são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação. O QR Code funciona como uma impressão digital eletrônica da placa veicular, possuindo uma assinatura exclusiva emitida pelo Serpro que possibilita que smartphones façam a leitura do código e acessem um número serial, que é uma espécie de CPF da placa.

A adoção do novo modelo também resolve o problema da falta de combinações de caracteres para as placas do país, que acabariam em poucos anos. O novo modelo, com quatro letras e três números, permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode valer por mais de cem anos.

Achou este artigo útil, leia também “Placas “Padrão Mercosul”, o que é preciso para encomendar? Siga as nossas redes sociais! Nós estamos no Facebook e LinkedIn!

Fonte: Portal Terra


Deixe aqui seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Contato



Rua Continental, 304 – Jardim do Mar
São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09750-060


(11) 4366-8500

De Segunda à Sexta das 8h30 às 18h30

Sobre nós

Lumma Despachante, 20 anos na excelência em assessoria veicular, sendo reconhecida como uma das maiores empresas na categoria de despachantes.


Redes Sociais


Endereço